quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

“Mídia e educação” - Silvio Pereira da Costa


      O texto “Mídia e educação” tratam-se da dificuldade que professores enfrentam em sala de aula, com o surgimento de novas tecnologias.
       Segundo ele, atualmente, escola, família, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores. Ressaltando a importância de haver, dentro das escolas, das famílias e das demais instituições sociais,  espaços de reflexão a respeito do papel político, cultural e econômico das mídias.
      Enfatizando o fato de que as novas tecnologias  surgiram na vida de jovens e  adolescentes mudando totalmente seus hábitos, costumes e por que não dizer a maneira que cada jovem tem de pensar e agir, tendo em suas  mãos todo um mundo em apenas um Crick , facilidade essa que não existia na época de seus educadores , que somente agora depois de muitos anos vieram á ter este mesmo acesso , alguns tendo sim muita dificuldade em manuseá-los e ao mesmo tempo transmiti-lós aos seus alunos .
Reconhece que muitas das escolas já procuram encorpa as novas tecnologias em suas práticas educacionais, utilizando recursos como:  computadores, máquinas fotográficas, jornais, revistas, gibis, acesso à internet  e até filmadoras. Entretanto, não parece estar havendo formação suficiente ou adequada dos professores que promova ou estimule usos críticos e criativos.
Levando a crer em alguns casos que mesmo havendo tais recursos muitas dos professores que vislumbram tal possibilidade, parecem não saber como efetuá-las.
       Portanto com tantos avanços torna-se de certa forma possível e muito mais acessível “tudo para todos,”, entretanto falta aos educadores uma maior capacitação, mediante tanta informação.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário